quinta-feira, 23 de fevereiro de 2023

Tens um caminho rumo à Páscoa, várias etapas, deixa-te conduzir pela Palavra de Deus, nos passos de Jesus na tua doação total a Ele


  A «nova vida» pascal não se improvisa com a celebração da grande Vigília da Ressurreição.

 Para empreender seriamente o caminho rumo à Páscoa e nos prepararmos para celebrar a Ressurreição do Senhor – a festa mais jubilosa e solene de todo o ano litúrgico – o que pode haver de mais adequado do que deixarmo-nos conduzir pela Palavra de Deus? 

 Percorramos, em síntese, as etapas do caminho da iniciação cristã, a partir dos Evangelhos dominicais, tendo em vista novos e decisivos passos no seguimento de Cristo e na doação total a Ele, segundo este itinerário:

 ▪ 1.º Domingo (Tentações de Jesus e a vitória de Cristo contra o mal): a necessidade de renúncia ao pecado e aos falsos deuses a e decisão ou opção por Cristo.

 ▪ 2.º Domingo (Transfiguração de Jesus como protótipo do nosso destino pascal de transformação e vida). Perspetiva-se o Batismo, sacramento da fé e da filiação divina. 

▪ 3.º Domingo (Cristo como água que sacia a sede da humanidade, no colóquio com a Samaritana). Perspetiva-se o Batismo como sacramento de conversão e de purificação e conversão. 

 ▪ 4.º Domingo (Cristo como luz que ilumina o nosso caminho, segundo o simbolismo da cura do cego de nascença). Aparece aqui o Batismo como sacramento de iluminação. 

 ▪ 5.º Domingo (Cristo como vida verdadeira, na ressurreição de Lázaro): o Batismo como sacramento de regeneração, mistério de morte e de vida.

Sem comentários: