sábado, 25 de fevereiro de 2023
1º Domingo da Quaresma | 26 de fevereiro 2023 ATREVE-TE A SEGUI-LO
sexta-feira, 24 de fevereiro de 2023
quinta-feira, 23 de fevereiro de 2023
Tens um caminho rumo à Páscoa, várias etapas, deixa-te conduzir pela Palavra de Deus, nos passos de Jesus na tua doação total a Ele
A «nova vida» pascal não se improvisa com a celebração da grande Vigília da Ressurreição.
Para empreender seriamente o caminho rumo à Páscoa e nos prepararmos para celebrar a Ressurreição do Senhor – a festa mais jubilosa e solene de todo o ano litúrgico – o que pode haver de mais adequado do que deixarmo-nos conduzir pela Palavra de Deus?
Percorramos, em síntese, as etapas do caminho da iniciação cristã, a partir dos Evangelhos dominicais, tendo em vista novos e decisivos passos no seguimento de Cristo e na doação total a Ele, segundo este itinerário:
▪ 1.º Domingo (Tentações de Jesus e a vitória de Cristo contra o mal): a necessidade de renúncia ao pecado e aos falsos deuses a e decisão ou opção por Cristo.
▪ 2.º Domingo (Transfiguração de Jesus como protótipo do nosso destino pascal de transformação e vida). Perspetiva-se o Batismo, sacramento da fé e da filiação divina.
▪ 3.º Domingo (Cristo como água que sacia a sede da humanidade, no colóquio com a Samaritana). Perspetiva-se o Batismo como sacramento de conversão e de purificação e conversão.
▪ 4.º Domingo (Cristo como luz que ilumina o nosso caminho, segundo o simbolismo da cura do cego de nascença). Aparece aqui o Batismo como sacramento de iluminação.
▪ 5.º Domingo (Cristo como vida verdadeira, na ressurreição de Lázaro): o Batismo como sacramento de regeneração, mistério de morte e de vida.
quarta-feira, 22 de fevereiro de 2023
A oração: conecta-te com Deus e coloca-te nos seus braços! Quaresma 2023
(Papa Francisco - Ecclesia)
O Papa Francisco não hesita em propor a oração como desafio e aventura, como um encontro pessoal com um Deus próximo e amigo (cf. CV 155), com a pessoa de Cristo vivo (cf. CV 156), o Amigo por excelência.
terça-feira, 21 de fevereiro de 2023
O jejum: treina-te para abraçares as dificuldades e cresceres nas virtudes!
"Num tempo em que somos mais sensíveis ao esforço por estar em grande forma física (suportando dietas e exercícios exigentes) do que em progredir espiritualmente, a proposta do jejum deve ser feita, de forma positiva e apelativa. “Em vez de sufocar os jovens com um conjunto de regras que dão uma imagem redutora e moralista do cristianismo, somos chamados a investir na sua audácia, educando-os para assumir as suas responsabilidades, certos de que também o erro, o fracasso e as crises são experiências capazes de fortalecer a sua humanidade” (cf. CV 233).
Neste espírito, apresentamos sugestões práticas, para crescer na sobriedade e na gratuidade de quem se alegra com pouco (cf. Laudato Si’, 222-225):
▪ Jejua do bullying, das palavras ofensivas e dos gestos violentos. ▪ Jejua do excesso de consumo de comidas, refrigerantes, bebidas energéticas e bebidas alcoólicas.
▪ Jejua do excesso de consumo de água e de outros recursos naturais.
▪ Abstém-te do consumo da carne (sobretudo às sextas-feiras) ou de algum alimento preferido.
▪ Jejua do excesso de uso do telemóvel e do consumo de internet, de ruídos e de imagens e do zapping contante (mudança constante de canal, de site, de App, de rede…).
▪ Abstém-te e protege-te dos perigos da dark web (cyberbullying, fake news, pornografia, etc. – cf. CV 88). 12 ▪ Supera os hábitos de isolamento, acomodação, preguiça e indiferença.
▪ Domina a obsessão pela cosmética artificial sem beleza interior.
▪ Evita as relações virtuais e privilegia o encontro pessoal, cara a cara, olhos nos olhos, corpo a corpo, o contacto com a vida concreta dos outros e a força revolucionária da ternura (EG 88; CV 270).
▪ Domina o excesso de exposição mediática, o culto da imagem, o narcisismo e o exibicionismo."
domingo, 19 de fevereiro de 2023
Quarta feira de Cinzas 22 de fevereiro 2023
sexta-feira, 17 de fevereiro de 2023
quinta-feira, 16 de fevereiro de 2023
Informações Paroquiais JMJ 2023
Informações:
·
Todos
os jovens podem inscrever-se na
Jornada Mundial da Juventude. Não precisam de pertencer a um grupo. Idade: 18-30 anos. É
fácil. Contactem: Comité Organizador Paroquial:
cop.cucujaes.porto@gmail.com.
·
Famílias de acolhimento dos jovens peregrinos estrangeiros que vêm participar na Jornada Mundial e desejam vir para
Cucujães. Ainda faltam 25 famílias para acolher 50 jovens: 2 por família.
Informações: Secretariado Paroquial da Juventude (915 557 253).
IN Folha Paroquial 12-02-2023
SOU DE CRISTO SOU FELIZ
Recorda a oração e reza:
Obrigado Jesus pela minha vida, pela minha saúde, pela minha família pelo Sr Padre Artur, pelos meus catequistas e por todos os meus amiguinhos.
Querido Jesus, concede aos meus pais fé, amor, sabedoria, paz, trabalho e saúde.
Sabes Jesus, eu quero ser uma criança cheia de fé e de amor, ensina-me a crescer no Teu caminho e a ter sempre o coração limpinho como o lenço onde está gravado o dia do meu Baptismo e, aquilo que eu gosto de ser:
Sou de Cristo sou feliz.