sexta-feira, 18 de dezembro de 2020

Haverá corações mais quentinhos e bondosos no caminho para Jesus!

Olá amigos!
Como estas a preparar a chegada de Jesus Menino?

Este desenho é lindo!
Preparando o caminho para Jesus com pequenos corações.

É este o tempo de pavimentar o caminho para a vinda de Jesus, com corações feitos de gestos de atenção, delicadeza, paciência carinho e saber estar mesmo que à distancia  pelos outros.

Vamos fazer os outros felizes  podes deixar um postal ou apenas um desenho na caixa do correio dos teus vizinhos (a ideia não é minha), muitos já o fazem e na minha caixa de correio já recebi 5 mensagem lindas: 
  • Uma era um desenho com Jesus Maria e Jose muito felizes num presépio;  
  • "prepara-te para receber Jesus que quer entrar na tua vida Beijinhos e muitas estrelas";
  • "Eu não te conheço, mas Deus sabe quem tu és e mandou o Seu filho Jesus, a tua casa, tens lugar para Ele?"
  •  Não te esqueças de acender a luz, Jesus vem visitar-te "
  • "Queria tanto dar-te um abraço catequista, mas lembro-me dos teus abraços quentinhos e fico feliz, Jesus está connosco, porque Jesus é Deus connosco. Beijinhos"
 Haverá corações  mais quentinhos e bondosos no caminho para Jesus! 
 

terça-feira, 15 de dezembro de 2020

NATAL CELEBRAÇÕES 2020

 NATAL CELEBRAÇÕES

Dia 24- MISSA DO GALO, às 23.30 horas;

Dia 25- MISSAS NAS CAPELAS , como aos domingos
e na Igreja. 10.00 11-30 18.00 h

No dia 31- Eucaristia de Fim de ano às 16.30 h na Igreja( Não há em Santa Luzia)

No dia 01- Missa nas Capelas como aos domingos Na Igreja: 10.00 / 11.30 / 18.00



sábado, 12 de dezembro de 2020

3º. Domingo do Advento, chamado o “Domingo da alegria -13-12-2020


 "3º. Domingo do Advento, chamado o “Domingo da alegria” que nos convida a alegrar-nos no Senhor, pois Sua chegada  aproxima-se.

Ao mesmo tempo em que nos faz olhar com alegria pelo Natal que está próximo, nos convida a intensificarmos nossa preparação para o mesmo. A alegria que sentimos pela presença deste Deus que já está em nosso meio é anunciada pelo profeta Isaías e confirmada nas palavras de João Batista: “…no meio de vós está Aquele que não conheceis, e que vem depois de mim. Eu não sou digno de desamarrar a correia de Suas sandálias” (Jo 1,26-27). Também São Paulo nos convida a vivermos esta alegria na presença do Senhor, dizendo: “Alegrai-vos sempre no Senhor” (Fil 4,4).

Caríssimos irmãos e irmãs! A salvação é uma proposta da iniciativa de Deus em favor da humanidade que ansiosamente a espera. Nós cristãos devemos reconhecer sempre a salvação como um dom gratuito de Deus que precede a qualquer expectativa que tenhamos e para reconhecer e conhecer esta salvação nós precisamos partir sempre Daquele que é o Salvador, Jesus Cristo.

Assim como João Batista, se queremos ser testemunhas da salvação que nos é oferecida, precisamos desejá-la, conhecê-la em toda a sua riqueza e, sobretudo, conhecer Aquele que no-la revela, Jesus Cristo, Filho de Deus e Salvador da humanidade.

É a certeza de Jesus em nosso meio que nos enche de alegria, como nos mostra toda a liturgia deste domingo, mas é o encontro pessoal com Ele que a alegria se torna plena em nossos corações.

Por isso, é preciso redescobrir a força do anúncio feito por João Batista (“no meio de vós está aquele que não conheceis”), e neste anúncio descobrir o verdadeiro sentido do Natal, da presença de Jesus, para que o nosso testemunho possa transformar uma sociedade como a nossa, marcada pela violência, pela morte, pelo egoísmo e pelo desamor, numa sociedade edificada pelos valores do reino trazido por Jesus, onde o amor, a paz e a fraternidade sejam sinais visíveis em todos os ambientes de nossos relacionamentos.

Voltemos nossos olhar à manjedoura de Belém e nesta espera do menino que lá nasceu, façamos do nosso coração a manjedoura para que Ele possa nascer cada dia de nossa vida, em cada gesto de amor e de solidariedade. Na alegria do Natal que chega, ainda é tempo de prepará-lo bem."

IN: CNBB

sexta-feira, 11 de dezembro de 2020

Celebrações de transição de ano Catequético - Igreja Paroquial

Dia 12 de dezembro 1º ano da Igreja e Senhora da Conceição - 09.00

---------------------------------Santa Luzia e Santo António -10.00h

---------------------------------Gandarinha (na Eucaristia) - 11.00h

Dia 14 de dezembro 2º ano da Igreja e da Gandarinha . 20.20h

Dia 15 de dezembro Grupo VER de Santa Luzia - 19.00h

Dia 16 de dezembro 5ºano de Santa Luzia e Santo António - 20.30h

Dia 17 de Dezembro 5ºano da Igreja e da Senhora da Conceição - 19.00h

Dia 19 de dezembro 2º ano de Sto António e Santa Luzia - 09.00h

Dia 19 de dezembro 2º ano da Senhora da Conceição - 10.00

Dia 19 de dezembro 3ºano da Igreja (na Eucaristia) 11,00h

dia 20 de dezembro 3º ano da Nossa Senhora da Conceição (Eucaristia) 11.30h

Dia 21 de dezembro Grupo CAMINHO - 20.30h

Dia 22 de dezembro  6ºano da Igreja e Senhora da Conceição - 19h00h

Dia 22 de dezembro Grupo VIDA 20.30h

Dia 23 de dezembro  Grupo VERDADE - 20.30h

Dia 26 de dezembro 4ºano da Igreja e Senhora da Conceição
- 09.00h

Dia 26 de dezembro 4º ano da Sta Luzia e Sto António 10.00h

Dia 29 de dezembro Grupo SER - 19.00h

Dia 29 de dezembro Grupo SAL 20.30h

Dia 30 de dezembro Grupo ESCUTA - 20.30H

Dia 2 de janeiro 2021 Grupo SIM -09.30

Dia 2 de janeiro  1ºano (novo) - (Eucaristia) 11.00h

Dia 5 de janeiro 1º ano (novo) - 19.00h 

sábado, 28 de novembro de 2020

1º Domingo do Advento 29-11-2020

Odres Nuevos

 º DOMINGO DO ADVENTO

Tema do 1º Domingo do Advento

A liturgia do primeiro Domingo do Advento convida-nos a equacionar a nossa caminhada pela história à luz da certeza de que "o Senhor vem". Apresenta também aos crentes indicações concretas acerca da forma devem viver esse tempo de espera.

A primeira leitura é um apelo dramático a Jahwéh, o Deus que é "pai" e "redentor", no sentido de vir mais uma vez ao encontro de Israel para o libertar do pecado e para recriar um Povo de coração novo. O profeta não tem dúvidas: a essência de Deus é amor e misericórdia; essas "qualidades" de Deus são a garantia da sua intervenção salvadora em cada passo da caminhada histórica do Povo de Deus.

O Evangelho convida os discípulos a enfrentar a história com coragem, determinação e esperança, animados pela certeza de que "o Senhor vem". Ensina, ainda, que esse tempo de espera deve ser um tempo de "vigilância" - isto é, um tempo de compromisso activo e efectivo com a construção do Reino.

A segunda leitura mostra como Deus Se faz presente na história e na vida de uma comunidade crente, através dos dons e carismas que gratuitamente derrama sobre o seu Povo. Sugere também aos crentes que se mantenham atentos e vigilantes, a fim de acolherem os dons de Deus.

Portal Dehonianos

sexta-feira, 27 de novembro de 2020

Recados neste dia maravilhoso da Nossa Senhora da Medalha Milagrosa 27-11-2020

Neste dia 27 de novembro dia da Nossa Senhora da Medalha Milagrosa não podemos deixar passar sem 
agradecer à Irmã Conceição que foi e é a força de toda esta dinâmica, sempre atenta,( mesmo em Lisboa ela acorda-nos!!!) chamando a todos para Deus Pai, Filho Jesus e Maria Mãe de Jesus e nossa mãe.

Ontem a Irma Conceição telefonou, para que fosse transmitido a todos o seu grande abraço e desejam que Nossa Senhora derrame muitas bênçãos aqui e no mundo.

Também o Sr Padre Luciano telefonou para saudar o povo de Cucujães e dizer que estamos mas suas orações.

Hoje se não poderes ir à Missa as 19h na Igreja acende uma vela no teu lar e junta-te em comunidade espiritual em oração.





quarta-feira, 25 de novembro de 2020

EUCARISTIA - Festa da "Manifestação de Nossa Senhora da Medalha Milagrosa" 27-11-2020

Na sexta-feira, dia 27 de novembro celebra-se a Festa da "Manifestação de Nossa Senhora da Medalha Milagrosa"
A Eucaristia das 19h na Igreja Paroquial na próxima  sexta feira será animada pela Família Vicentina de Cucujães, com bênção das Medalhas Milagrosas (dentro das normas da DGS) 

A Eucaristia   é "fonte de todas as graças" vamos dar graças a Deus juntos em comunidade, neste dia de festa em que Nossa Senhora nos visita.

Na mensagem de Nossa Senhora a Santa Catarina, há 190 anos, havia palavras de encorajamento: "Estarei sempre com connvosco, tenham confiança, não se desencorajem"

 NOTICIA:
Papa Francisco abençoou no Vaticano no passado dia 7/11 a imagem de Nossa Senhora da Medalha
Milagrosa, por iniciativa dos filhos espirituais de São Vicente de Paulo quando se comemora  a 27/11 os 190 anos das aparições de Mossa Senhora a Santa Catarina Labouré.

O padre Valerio Di Trapani declarou "Para nós, a bênção de Francisco é uma verdadeira partida para esta missão, com inicio a 1 de dezembro e que durará pelo menos um ano, 
A imagem de "Maria Peregrina" visitará as comunidades e paróquias de toda a Itália que desejarem acolhê-La. 
A Virgem Maria visita seu povo, os abençoa e nos lembra que ela estará sempre connosco. 

Há 190 anos Nossa Senhora disse isso a Santa Catarina Labouré  "Estou convosco, amo-vos e se vierdes até mim, encontrareis consolo". na época dessas aparições, na primeira metade do século XIX, a França estava vivendo uma época particular, caracterizada por uma segunda revolução e lutas fratricidas.
Então foi a Mãe de Deus que veio até nós para nos ajudar e hoje a Mãe Peregrina continua esta ação para ajudar o seu povo. 

 Em certo sentido para nós estas palavras de Maria são um novo chamado para proclamar o Evangelho aos pobres e - neste momento - proclamar o Evangelho às pessoas que vivem em desolação também por causa do que está acontecendo. Mas além da pandemia, queremos recordar que Deus está sempre connosco, Maria está sempre connosco." 

sábado, 21 de novembro de 2020

Caminhada Diocesana do Advento ao Batismo do Senhor 2020/2021 "Todos irmãos todos em casa"

 

Todos irmãos, todos de casa.

“Todos irmãos, todos de casa” é o lema da caminhada do Advento ao Batismo do Senhor, proposta pela nossa Diocese do Porto. O tema inspira-se no Plano Diocesano de Pastoral “Todos família, todos irmãos” e na recente encíclica do Papa Francisco “Fratelli tutti” (Todos irmãos).

A ideia de nos sentimos todos de casa, seja na Casa Comum do Mundo, seja na Casa Comum da Igreja, seja na Casa Comum da Família é inspirada na referida Encíclica em que se aponta este ideal: «A nossa sociedade ganha, quando cada pessoa, cada grupo social se sente verdadeiramente de casa» (FT 230).

O programaTodos de casa” pretende valorizar a família como Igreja Doméstica, sem domesticar ou confinar a vida da Igreja e a celebração do Natal ao espaço restrito da família.

Todavia, as incertezas da evolução epidemiológica e as possíveis restrições à mobilidade e aos contactos físicos entre pessoas, nos meses de inverno, desaconselham-nos programações rígidas e iniciativas comunitárias, que impliquem movimentações de grandes grupos ou aglomerados de pessoas não coabitantes. Pelo que o tom e o percurso desta caminhada é eminentemente familiar, sem que isso nos impeça de recorrer ao “Plano Digital”, para estabelecer conexões, contactos e relações pessoais e sociais, para sair ao encontro de quem mais precisa, para alargar o âmbito da nossa ação e do nosso testemunho, na Escola, nos Centros de Dia, nos Centros de Convívio para Idosos, nos Lares, nos Hospitais.

Neste sentido vai a proposta de celebração semanal de uma liturgia familiar, a fazer em casa, à volta do Presépio, em ligação com a Liturgia da Palavra na Eucaristia dominical e com um apelo semanal, inspirado nos desafios da Encíclica Fratelli tutti: fraternidade, amabilidade, proximidade, solidariedade, identidade, hospitalidade, unidade, universalidade. Os subsídios para esta liturgia familiar serão disponibilizados online com alguma antecedência e preparados por vários secretariados diocesanos. No site da Diocese encontram-se disponíveis, desde já, os ficheiros com o texto integral da proposta e imagens de capa, para uso digital. Ao longo do percurso desta caminhada, serão disponibilizados outros recursos digitais. A tempo, será disponibilizada uma versão digital do livreto da caminhada, do qual não haverá edição impressa para distribuição.

Como símbolo da caminhada, sugere-se que, em vez de uma tela ou estandarte com a imagem do Menino Jesus, no exterior das casas, nas portas, nas janelas ou nas varandas, seja colocada uma Estrela, a apontar o lugar onde Jesus nasce (cf. Mt 2,9) e cresce, como Irmão “de casa”, como o Irmão maior, que nos faz irmãos.

 

A Equipa de Coordenação Pastoral para o triénio 2019/20-2021/22

sexta-feira, 20 de novembro de 2020

34º DOMINGO DO TEMPO COMUM - NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, REI DO UNIVERSO

Ano A  (Portal Dehonianos)

Tema do 34º Domingo do Tempo Comum

No 34º Domingo do Tempo Comum, celebramos a Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo. As leituras deste domingo falam-nos do Reino de Deus (esse Reino de que Jesus é rei). Apresentam-no como uma realidade que Jesus semeou, que os discípulos são chamados a edificar na história (através do amor) e que terá o seu tempo definitivo no mundo que há-de vir.

A primeira leitura utiliza a imagem do Bom Pastor para apresentar Deus e para definir a sua relação com os homens. A imagem sublinha, por um lado, a autoridade de Deus e o seu papel na condução do seu Povo pelos caminhos da história; e sublinha, por outro lado, a preocupação, o carinho, o cuidado, o amor de Deus pelo seu Povo.

O Evangelho apresenta-nos, num quadro dramático, o "rei" Jesus a interpelar os seus discípulo acerca do amor que partilharam com os irmãos, sobretudo com os pobres, os débeis, os desprotegidos. A questão é esta: o egoísmo, o fechamento em si próprio, a indiferença para com o irmão que sofre, não têm lugar no Reino de Deus. Quem insistir em conduzir a sua vida por esses critérios ficará à margem do Reino.

 Na segunda leitura, Paulo lembra aos cristãos que o fim ultimo da caminhada do crente é participação nesse "Reino de Deus" de vida plena, para o qual Cristo nos conduz. Nessa Reino definitivo, Deus manifestar-Se-à em tudo e atuará como Senhor de todas as coisas (vers 28)

segunda-feira, 9 de novembro de 2020

Alteração do horário de algumas Eucaristias na Igreja de S Martinho de Cucujães

AVISO URGENTE

 Atendendo ao estado de emergência que foi decretado, há a necessidade de alterar os horários das  Eucaristias na Igreja de Cucujães  nas próximas duas semanas assim:

D ia 11 quarta feira: dia de S Martinho Missa as 19h - Missa de sétimo dia do falecimento do Padre Horário;

Dia 14 sábado: Missa as 11h

Dia 15 Domingo Missa às 8h; 10h; e às 11h30m em que se celebra a Festa de S Martinho nosso Padroeiro.

Dia 20 - sábado: Missa às 11h;

Dia 21 - Domingo: Missa às 8h; 10h; 11h30m.

 Estamos juntos e juntos invoquemos a intercessão de Maria Santíssima para que nos ajude,a manter a fé e a esperança, a não ter medo ” Deus é o meu Refugio e fortaleza” (Salmo 46)

 

sábado, 31 de outubro de 2020

1 de novembro: Feriado nacional no dia em que a Igreja Católica evoca Todos os Santos

1 de novembro: Feriado nacional no dia em que a Igreja Católica evoca Todos os Santos: Ecclesia

 "Celebração lembra conjuntamente «os eleitos que se encontram na glória de Deus», tenham ou não sido canonizados oficialmente"


– A Igreja celebra anualmente a 1 de novembro a solenidade litúrgica de Todos os Santos, na qual lembra conjuntamente “os eleitos que se encontram na glória de Deus”, tenham ou não sido canonizados oficialmente. 
As Igrejas do Oriente foram as primeiras (século IV) a promover uma celebração conjunta de todos os santos quer no contexto feliz do tempo pascal, quer na semana a seguir. 

 No Ocidente, foi o Papa Bonifácio IV a introduzir uma celebração semelhante em 13 de maio de 610, quando dedicou à Santíssima Virgem e a todos os mártires o Panteão de Roma, dedicação que passou a ser comemorada todos os anos.

A partir destes antecedentes, as diversas Igrejas começaram a solenizar em datas diferentes celebrações com conteúdo idêntico.

A data de 1 de novembro foi adotada em primeiro lugar na Inglaterra do século VIII acabando por se generalizar progressivamente no império de Carlos Magno, tornando-se obrigatória no reino dos Francos no tempo de Luís, o Pio (835), provavelmente a pedido do Papa Gregório IV (790-844). 

 Segundo a tradição, em Portugal, no dia de Todos os Santos, as crianças saíam à rua e juntavam-se em pequenos grupos para pedir o ‘Pão por Deus’ de porta em porta: recitavam versos e recebiam como oferenda pão, broas, bolos, romãs e frutos secos, nozes, amêndoas ou castanhas, que colocavam dentro dos seus sacos de pano; nalgumas aldeias chama-se a este dia o ‘Dia dos Bolinhos’. 

Em contraponto surge, o Halloween, assinalado na noite de 31 de outubro, ligado à tradição celta de celebração do novo ano, o fim das colheitas, a mudança de estação e a chegada do inverno. 

De acordo com esta tradição, nessa noite os fantasmas dos mortos visitavam os vivos; a festa foi conservada no calendário irlandês após a cristianização do país e implantou-se mais tarde nos EUA. 

Já no dia 2 de novembro tem lugar a ‘comemoração de todos os fiéis defuntos’, que remonta ao final do primeiro milénio: foi o Abade de cluny, Santo Odilão, quem no ano 998 determinou que em todos os mosteiros da sua Ordem se fizesse nesta data a evocação de todos os defuntos ‘desde o princípio até ao fim do mundo’.

Este costume depressa se generalizou: Roma oficializou-o no século XIV e no século XV foi concedido aos dominicanos de Valência (Espanha) o privilégio de celebrar três Missas neste dia, prática que se difundiu nos domínios espanhóis e portugueses e ainda na Polónia. 

Durante a I Guerra Mundial, o Papa Bento XV generalizou esse uso em toda a Igreja (1915).

 OC

"Decreto sobre as Indulgências plenárias no mês dos Defuntos"



"Com data de 22 de outubro p.p., memória litúrgica de São João Paulo II, a Penitenciaria Apostólica publicou, em latim, italiano e espanhol, um «Decreto sobre as Indulgências plenárias no mês dos Defuntos».
Porque, devido à pandemia, são numerosos os cemitérios encerrados e muitos fiéis estão sujeitos a restrições na sua mobilidade para fora do domicílio e/ou do concelho de residência, publicamos aqui uma tradução portuguesa dessas disposições que prorrogam para todo o mês de novembro as tradicionais indulgências plenárias em favor dos fiéis defuntos, comutando as obras de piedade anexas, em ordem a proteger a segurança dos fiéis. 

(...) Penitenciaria Apostólica, com especial mandato de Sua Santidade o Papa Francisco, de bom grado estabelece e decide que, neste ano, para evitar aglomerações proibidas ou desaconselhadas em algumas nações e territórios: a) a indulgência plenária para quem visite um cemitério e reze pelos defuntos mesmo só mentalmente, estabelecida normalmente apenas nos dias de 1 a 8 de novembro, pode ser transferida para outros dias do mesmo mês, até oito; tais dias, livremente escolhidos por cada fiel, poderão também ser descontínuos entre si;

 b) A indulgência plenária do dia 2 de novembro, anexa à Comemoração de todos os fiéis defuntos, para quem visitar piedosamente uma igreja ou um oratório e aí rezar o “Pai nosso” e o “Credo”, pode ser transferida não só para o Domingo anterior ou seguinte ou para o dia da solenidade de Todos os Santos, mas também para outro dia qualquer do mês de novembro, livremente escolhido por cada fiel. ;

  As pessoas mais idosas, os enfermos e todos os que por motivo grave não podem sair de casa, por exemplo, devido a decretos que proíbam que os fiéis se desloquem e aglomerem nos lugares sagrados, poderão obter a indulgência plenária desde que, unindo-se espiritualmente a todos os outros fiéis que fazem as visitas de piedade acima referidas, desapegados completamente do pecado e com a intenção de satisfazer logo que possível às três condições do costume (confissão sacramental, comunhão eucarística e oração pelas intenções do Santo Padre), diante de qualquer imagem de nosso Senhor Jesus Cristo ou da Bem-aventurada Virgem Maria, façam preces piedosaspelos defuntos (por exemplo, Laudes e Vésperas do Ofício de Defuntos, o Rosário Mariano, a Coroa da Divina Misericórdia e outras orações pelos defuntos mais queridas aos fiéis), ou se ocupem na leitura meditada de alguma das passagens evangélicas propostas pela liturgia dos defuntos, ou façam uma obra de misericórdia, oferecendo a Deus misericordioso as dores e incómodos da própria vida. ;

  Para que, pela caridade pastoral, se facilite o acesso para obter a indulgência divina mediante as chaves da Igreja, esta Penitenciaria exorta vivamente que todos os sacerdotes dotados das devidas faculdades se ofereçam com generosidade e prontidão para a celebração do sacramento da Penitência e para ministrar a Sagrada Comunhão aos enfermos.;

  Todavia, no tocante às condições espirituais para conseguir plenamente a indulgência, permanece válida a nota “Sobre a celebração do Sacramento da Reconciliação no tempo da pandemia por covid-19”, emitida por esta Penitenciaria Apostólica em 19 de março de 2020. ;

  Por fim, para que as almas do Purgatório sejam ajudadas pelos sufrágios dos fiéis e especialmente pelo sacrifício do Altar agradável a Deus (cf. Conc. Trento, Sess. XXV, decr. De Purgatorio), todos os sacerdotes são vivamente convidados a celebrar por três vezes a Santa Missa no dia da Comemoração de todos os fiéis defuntos, de acordo com a norma da Constituição Apostólica “Incruentum Altaris” emanada pelo Papa Bento XV, de venerada memória, em 10 de agosto de 1915. ;

  O presente Decreto é válido para todo o mês de novembro, não obstante qualquer disposição em contrária"

quinta-feira, 22 de outubro de 2020

Resultados da 2ª Campanha "AjudarQuemPrecisa" outubro 2020

 Conferência Vicentina de Santa Catarina de Labouré

SEDE: Casa S. Catarina

Rua do Mosteiro nº.1460

3720 – 792 Vila de Cucujães

                                                                                     Cucujães,  2020-10-19

Assunto:  2ºCAMPANHA DE RECOLHA DE ALIMENTOS EM TEMPO DE PANDEMIA 2020 

Exmos/as. Senhores/as, Irmãos em Cristo Jesus: 

A Conferência Vicentina de Santa Catarina Labouré vem por este meio agradecer à Paróquia de São Martinho de Cucujães e a todos os seus fiéis a caridade e generosidade demonstradas na segunda campanha de recolha de bens alimentares e outros bens em ano de Pandemia, a favor das familias e pessoas singulares que vivem neste momento de suas vidas um periodo de dificuldade e provação devido às contingênias infligidas pela Covid 19.

Que Deus, Pai de Misericórdia e rico em Amor, a todos recompense e faça progredir nos caminhos da santidade.

Com fraternos cumprimentos,

Mário Leite, Presidente da Conferência Vicentina

Irmã Berta Carriço, Filha da Caridade, Conselheira Espiritual da Conferência

 

Nota: junto enviamos o total da partilha recebida nesta campanha

CONTABILIZAÇÃO DA SEGUNDA CAMPANHA PANDEMIA 2020, OUTUBRO,

 PARÓQUIA DE SÃO MARTINHO DE CUCUJÃES

DONATIVOS EM NUMERÁRIO: 40,00€

BENS ALIMENTARES:


ARROZ - 238 KG.

MASSA - 148 KG.

FEIJÃO - 111 EMB.

BOLACHAS - 263 EMB.

SALSICHAS - 91 EMB.

PEVIDE - 10 KG

LEITE - 147 LITROS

ATUM - 150 EMB

CEREAIS - 29 EMB.

AÇUCAR - 52 KG

SAL - 10 KG

CONSERVAS - 3 EMB.

FARINHA - 9 KG

AZEITE- 68 LITROS

ÓLEO - 52 LITROS

NESTUM - 36 EMB.

ERVILHAS/OUTROS LEGUMES -36 EMB.

MARMELADAS - 3 COVETES

GELATINAS - 5 EMB.

MOUSSE - 2 EMB

CHÁ - 1 EMB.

BISCOITOS - 44 EMB.

VINAGRE - 2 GARRAFAS

IOGURTE - 4 UNID.

SUMOS - 2 EMB.

MANDIOCA - 7 KLG

PÃO RELADO - 1 SAC0

FARINHA DE MILHO - 1 SACO

ENCHIDOS - 2 EMB.

CEVADA - 4 FRASCOS

TOSTAS - 8 EMB.

CHOCOLATES - 2 UNID.

BOLACHAS S/SAL - 1 EMB.

AMENDOAS - 5 SACOS

REBUÇADOS - 2 SACOS


PRODUTOS DE HIGIENE PESSOAL E LIMPEZA:

 

GEL BANHO - 10 FRASCOS

CHAMPOO - 8 FRASCOS

DESODORISANTE - 2 UNID.

PASTA DENTIFRICA 12 EMB.

ESCOVA DE DENTES 1 UNID.

SABONETES - 15 UNID.

SAB./LIQUIDO PARA AS MÃOS

PÓ TALCO - 1 UNID.

PAPEL HIGIENICO - 24 ROLOS

DETERGENTE P/ROUPA 6 UNID.

LIQUIDO P/LOIÇA - 6 UNID.

LAVA TUDO 3 UNID.

LIMPA FORNOS - 1 LATA SPREI

OUTROS P/ LIMPEZA 3 EMB.

TOALHITAS - 8 EMB.

FRALDAS - 4 EMB.

CUECA FRALDA - 12 EMB.

PENSO HIGIÉNICO - 3 EMB.

SACOS PARA SANDES - 1 ROLO

terça-feira, 20 de outubro de 2020

Leiria-Fátima: Serviço de Animação Vocacional propõe preparação para a Primeira Comunhão e Profissão de Fé «adaptada à pandemia»

Leiria-Fátima: Serviço de Animação Vocacional propõe preparação para a Primeira Comunhão e Profissão de Fé «adaptada à pandemia»: 
Leiria, 20 out 2020 (Ecclesia)
 – O Serviço de Animação Vocacional da Diocese de Leiria-Fátima propõe aos catequistas que dinamizem os encontros de preparação para a Primeira Comunhão e Profissão de Fé nas paróquias, como medida de prevenção face à pandemia. 

Na informação enviada hoje à Agência ECCLESIA, pela Diocese de Leiria-Fátima, lê-se que por causa da “dificuldade em deslocar e reunir grande número de crianças e adolescentes”, “evitando o contacto social”, o esquema do encontro de preparação para a Primeira Comunhão – ‘Tesouro Escondido’ – e Profissão de Fé – ‘Vem e Vê’ – foi adaptado aos tempos da pandemia Covid-19 para “poder ser facilmente realizado localmente, com cada grupo de catequese”. 

Como a preparação poder ser realizada nas paróquias ‘…AÍ’ foi o nome escolhido pelo Serviço Diocesano de Animação Vocacional para esta proposta no novo ano pastoral 2020/2021. 

Os catequistas interessados devem inscrever-se através de um formulário online, a fim de serem “contactados e convocados” para uma reunião, onde vai ser apresentado o esquema e o material necessário para os encontros, no dia 16 janeiro, divulga a Diocese de Leiria-Fátima. CB

sexta-feira, 2 de outubro de 2020

CAMPANHA DE RECOLHA DE ALIMENTOS EM TEMPO DE PANDEMIA OUTUBRO 2020

"Quem tiver duas túnicas, reparta com o que não tem, e quem tiver alimentos, faça da mesma maneira. Lucas 3:11 ACF.

CONFERÊNCIA VICENTINA SANTA CATARINA LABOURÉ

PARÓQUIA DE CUCUJÃES

“Porque tive fome e destes-me de comer, tive sede e destes-me de beber …quando foi que te vimos com fome e te demos de comer, ou com sede e te demos de beber? …Em verdade vos digo: Sempre que fizestes isto a um destes meus irmãos mais pequeninos, a mim mesmo o fizestes.” (Evangelho S.Mateus 25, 35-40)

Neste ano de 2020 a Conferência Vicentina de Cucujães tem recebido muitas solicitações para minimizar inúmeros casos de pobreza local originadas pela actual Pandemia da Covid 19, em virtude do desemprego e perda de rendimentos familiares e até mesmo pelos efeitos diretos desta doença na saúde pessoal.

Em Maio desde ano foi lançada a campanha #VamosTodosAjudarQuemPrecisa junto da população cucujanense que muito contribui, graças ao espírito solidário e fraternal, para minimizar todos aqueles que, de uma forma pontual, apresentavam dificuldades pontuais na satisfação das suas necessidades básicas de sobrevivência. Foram muitos os quilos, litros, pacotes, embalagens de alimentos que distribuímos em nome de todos vós.

Neste momento estamos com o nosso stock de alimentos em ruptura e têm sido muitas as solicitações que continuam a chegar até à Confereência Vicentina.

Neste sentido lançamos novamente uma campanha para angariação de bens alimentares, produtos de higiene e limpeza, produtos de cuidados paliativos (como fraldas) a acontecer da seguinte forma:

.- hoje, no final da eucaristia, serão entregues sacos de plásticos, a quem desejar minimizar as necessidades de quem mais precisa;

- na próxima semana, para a eucaristia dominical, esses sacos, poderão ser entregues à entrada da Igreja e Capelas com bens essenciais para satisfazer as necessidades básicas de alimentação e higiene.

Estamos certos de que, escutando as palavras de Jesus – “tudo o que fizerdes aos outros é a Mim que o fazeis” e “Dai-lhes vós de comer”, todos juntos, conseguiremos ajudar e atenuar todos aqueles que neste momento atravessam situações difíceis de sobrevivência.

Em nome de todos eles: Muito obrigado. Bem hajam.