“Todos irmãos, todos de casa” é o lema da caminhada do Advento ao Batismo do Senhor, proposta pela nossa Diocese do Porto. O tema inspira-se no Plano Diocesano de Pastoral “Todos família, todos irmãos” e na recente encíclica do Papa Francisco “Fratelli tutti” (Todos irmãos).
A ideia de nos sentimos todos de casa, seja na Casa Comum do Mundo, seja na Casa Comum da Igreja, seja na Casa Comum da Família é inspirada na referida Encíclica em que se aponta este ideal: «A nossa sociedade ganha, quando cada pessoa, cada grupo social se sente verdadeiramente de casa» (FT 230).
O programa “Todos de casa” pretende valorizar a família como Igreja Doméstica, sem domesticar ou confinar a vida da Igreja e a celebração do Natal ao espaço restrito da família.
Todavia, as incertezas da evolução epidemiológica e as possíveis restrições à mobilidade e aos contactos físicos entre pessoas, nos meses de inverno, desaconselham-nos programações rígidas e iniciativas comunitárias, que impliquem movimentações de grandes grupos ou aglomerados de pessoas não coabitantes. Pelo que o tom e o percurso desta caminhada é eminentemente familiar, sem que isso nos impeça de recorrer ao “Plano Digital”, para estabelecer conexões, contactos e relações pessoais e sociais, para sair ao encontro de quem mais precisa, para alargar o âmbito da nossa ação e do nosso testemunho, na Escola, nos Centros de Dia, nos Centros de Convívio para Idosos, nos Lares, nos Hospitais.
Neste sentido vai a proposta de celebração semanal de uma liturgia familiar, a fazer em casa, à volta do Presépio, em ligação com a Liturgia da Palavra na Eucaristia dominical e com um apelo semanal, inspirado nos desafios da Encíclica Fratelli tutti: fraternidade, amabilidade, proximidade, solidariedade, identidade, hospitalidade, unidade, universalidade. Os subsídios para esta liturgia familiar serão disponibilizados online com alguma antecedência e preparados por vários secretariados diocesanos. No site da Diocese encontram-se disponíveis, desde já, os ficheiros com o texto integral da proposta e imagens de capa, para uso digital. Ao longo do percurso desta caminhada, serão disponibilizados outros recursos digitais. A tempo, será disponibilizada uma versão digital do livreto da caminhada, do qual não haverá edição impressa para distribuição.
Como símbolo da caminhada, sugere-se que, em vez de uma tela ou estandarte com a imagem do Menino Jesus, no exterior das casas, nas portas, nas janelas ou nas varandas, seja colocada uma Estrela, a apontar o lugar onde Jesus nasce (cf. Mt 2,9) e cresce, como Irmão “de casa”, como o Irmão maior, que nos faz irmãos.
A Equipa de Coordenação Pastoral para o triénio 2019/20-2021/22
Sem comentários:
Enviar um comentário