sábado, 12 de dezembro de 2020

3º. Domingo do Advento, chamado o “Domingo da alegria -13-12-2020


 "3º. Domingo do Advento, chamado o “Domingo da alegria” que nos convida a alegrar-nos no Senhor, pois Sua chegada  aproxima-se.

Ao mesmo tempo em que nos faz olhar com alegria pelo Natal que está próximo, nos convida a intensificarmos nossa preparação para o mesmo. A alegria que sentimos pela presença deste Deus que já está em nosso meio é anunciada pelo profeta Isaías e confirmada nas palavras de João Batista: “…no meio de vós está Aquele que não conheceis, e que vem depois de mim. Eu não sou digno de desamarrar a correia de Suas sandálias” (Jo 1,26-27). Também São Paulo nos convida a vivermos esta alegria na presença do Senhor, dizendo: “Alegrai-vos sempre no Senhor” (Fil 4,4).

Caríssimos irmãos e irmãs! A salvação é uma proposta da iniciativa de Deus em favor da humanidade que ansiosamente a espera. Nós cristãos devemos reconhecer sempre a salvação como um dom gratuito de Deus que precede a qualquer expectativa que tenhamos e para reconhecer e conhecer esta salvação nós precisamos partir sempre Daquele que é o Salvador, Jesus Cristo.

Assim como João Batista, se queremos ser testemunhas da salvação que nos é oferecida, precisamos desejá-la, conhecê-la em toda a sua riqueza e, sobretudo, conhecer Aquele que no-la revela, Jesus Cristo, Filho de Deus e Salvador da humanidade.

É a certeza de Jesus em nosso meio que nos enche de alegria, como nos mostra toda a liturgia deste domingo, mas é o encontro pessoal com Ele que a alegria se torna plena em nossos corações.

Por isso, é preciso redescobrir a força do anúncio feito por João Batista (“no meio de vós está aquele que não conheceis”), e neste anúncio descobrir o verdadeiro sentido do Natal, da presença de Jesus, para que o nosso testemunho possa transformar uma sociedade como a nossa, marcada pela violência, pela morte, pelo egoísmo e pelo desamor, numa sociedade edificada pelos valores do reino trazido por Jesus, onde o amor, a paz e a fraternidade sejam sinais visíveis em todos os ambientes de nossos relacionamentos.

Voltemos nossos olhar à manjedoura de Belém e nesta espera do menino que lá nasceu, façamos do nosso coração a manjedoura para que Ele possa nascer cada dia de nossa vida, em cada gesto de amor e de solidariedade. Na alegria do Natal que chega, ainda é tempo de prepará-lo bem."

IN: CNBB

Sem comentários: