domingo, 23 de agosto de 2009

O Essencial é Amar

“Todo o amor semeado cedo ou tarde florirá”
Raul Follereau

Quem não gosta de conjugar o verbo “amar” em todos os tempos e modos tanto na forma activa como na passiva?

É uma palavra que se encontra em todas as bocas, em todos os discursos e livros de psicologia e de poesia. Uma palavra tão antiga como o mundo, mas que conserva a frescura do pão de cada manhã, seremos tanto mais pessoas quanto mais soubermos amar.

A pessoa egoísta é aquela que está voltada para si própria e não para os outros, ela só se interessa por si própria, deseja tudo para si, não sente alegria em dar mas unicamente em receber. Não se vê senão a si própria e tudo julga a partir dos seus interesses.
Feliz toda a pessoa que cresce cada dia no amor, pois todos nós somos participantes na arte de amar.

Os cristãos têm o amor como um mandamento novo “Amai-vos uns aos outros porque o amor vem de Deus” (1 Jo 4, 7) A referencia é Jesus Cristo, o homem que mais amou. E este amor é possível porque o Espírito Santo o foi derramando no nosso coração.

(Urgente Viver – 9º ano)

1 comentário:

Unknown disse...

Olá lembro-me quando fizemos o encontro de catequese deste tema, foi lindo e os adolescentes na experiência humana deram testemunhos muito importantes...

Considero este guia muito bom! Muitos se queixam dos guias, que são redutores e sei lá mais o quê…
Na verdade é muito trabalhoso para os catequistas, mas se não for assim, se não aprofundamos o tema e reflectirmos sobre as orientações pedagógicas, não é possível deixar fluir as intervenções dos miúdos, fica-se presa à preparação…

Obrigada por trazer este tema tão actual e importante