sábado, 10 de abril de 2021

Especial: Missionário português em Pemba alerta para números «dramáticos e avassaladores» da crise no norte de Moçambique (c/fotos)

Especial: Missionário português em Pemba alerta para números «dramáticos e avassaladores» da crise no norte de Moçambique (c/fotos): Pemba, 09 abr 2021 (Ecclesia)

 – O sacerdote português Ricardo Marques, missionário da Boa Nova que se encontra em Pemba desde 2015, disse à Agência ECCLESIA que a crise no norte de Moçambique tem números “dramáticos”, apelando à intervenção da comunidade internacional. 

 “Os números são dramáticos e avassaladores: mais de 3000 mortos e mais de 800 mil deslocados em toda a província”, refere o responsável pela Paróquia de Maria Auxiliadora de Pemba, capital da província de Cabo Delgado.
O missionário fala em “famílias destroçadas”, com milhares de pessoas desaparecidas. 
 “A maioria ainda está refugiada no mato, fugindo a uma morte certa, e há famílias que nem sequer conhecem o paradeiro dos seus familiares, se ainda estão vivos ou mortos”, aponta. 

A província de Cabo Delgado situa-se no norte de Moçambique, entre a província de Nampula e a fronteira com a Tanzânia, com uma dimensão equivalente à área total de Portugal. 

O território é alvo da violência de grupos terroristas há cerca de três anos, situação que se agravou no último mês, quando grupos armados atacaram pela primeira vez a vila de Palma. 
 “Estamos a enfrentar um inimigo sem rosto cujas motivações são desconhecidas. Com a escalada de violência, vemos, agora, o reacender de velhos ódios e tribalismos”, alerta o padre Ricardo Marques, vigário episcopal para a região urbana da Diocese de Pemba, desde 2020. 

Não podemos deixar este assunto no esquecimento. É necessária uma intervenção urgente, antes que seja tarde demais. Apelo, por isso, a todas as autoridades e pessoas de boa vontade, para que continuemos a lutar por uma solução que ponha termo a esta guerra devastadora”.

Sem comentários: