segunda-feira, 19 de abril de 2021
Portugal: Igreja celebra Semana das Vocações, sensibilizando comunidades católicas para tema «esquecido ou secundarizado» (c/vídeo)
sábado, 10 de abril de 2021
Especial: Missionário português em Pemba alerta para números «dramáticos e avassaladores» da crise no norte de Moçambique (c/fotos)
domingo, 4 de abril de 2021
Papa na Páscoa 2021: Cristo ressuscitado é esperança para todos os que sofrem por Covid-19
- Depois de celebrar a Missa do Domingo da Ressurreição, neste dia 4 de abril, o Papa Francisco destacou que “Cristo ressuscitado é esperança para quantos ainda sofrem devido à pandemia, para os doentes e para quem perdeu um ente querido”.
Em sua mensagem pascal pronunciada a partir do altar da cátedra da Basílica de São Pedro diante de uma centena de fiéis, e não da fachada central da Basílica Vaticana, devido às medidas cautelares por causa da Covid-19, o Santo Padre recordou os vários cristãos que celebraram a Páscoa pelo segundo ano “no meio de grandes limitações” e, em muitos casos, “sem poderem sequer ir às celebrações litúrgicas”.
“Queridos irmãos e irmãs, também este ano, em vários lugares, muitos cristãos celebram a Páscoa no meio de grandes limitações e, às vezes, sem poderem sequer ir às celebrações litúrgicas. Rezemos para que tais limitações, bem como toda a limitação à liberdade de culto e religião no mundo, sejam removidas e cada um possa livremente rezar e louvar a Deus”, pediu o Papa.
Além disso, o Santo Padre rezou para que o Senhor “dê conforto” aos que sofrem por causa da pandemia e “apoie médicos e enfermeiros nas suas fadigas”, porque “todo, sobretudo as pessoas mais frágeis, precisam de assistência e têm direito a usufruir dos cuidados necessários”.
sábado, 3 de abril de 2021
REDE MUNDIAL DE ORAÇÃO DO PAPA - A ALEGRIA PONHO-A EU -3 DE ABRIL 2021
A ALEGRIA PONHO-A EU! | 3 DE ABR
«Um grande silêncio reina hoje sobre a terra; um grande silêncio e uma grande solidão. Um grande silêncio, porque o Rei dorme; a terra estremeceu e ficou silenciosa, porque Deus adormeceu segundo a carne e despertou os que dormiam há séculos».
Ofício de Leitura do Sábado Santo
«Não se pode viver a Páscoa sem entrar no mistério. Entrar no mistério requer de nós que não tenhamos medo da realidade: não nos fechemos em nós mesmos, não fujamos perante aquilo que não entendemos, não fechemos os olhos diante dos problemas. Para entrar no mistério é preciso humildade de descer do pedestal do meu eu tão orgulhoso, da nossa presunção; a humildade de se reajustar, reconhecendo o que realmente somos: criaturas, com valores e defeitos, pecadores necessitados de perdão. Para entrar no mistério é preciso este abaixamento que é impotência, esvaziamento das próprias idolatrias, adoração. Sem adorar, não se pode entrar no mistério».
Homilia na Vigília Pascal, 4 de abril de 2015
Hoje, a Igreja propõe-nos a grande liturgia do silêncio. Acompanhamos o grande silêncio do mundo depois da morte de Jesus, velando o seu corpo no Sepulcro. Acompanhamos o seu silêncio redentor.
Procuro ter um dia mais desconectado, mais retirado do ruído constante do quotidiano. Defino um tempo de silêncio (20 minutos ou mais) no meu dia, um tempo forte de oração. Desligo a televisão, o computador e o telemóvel. Deixo que o meu coração se vá abrindo ao Amor de Deus, a este enorme Amor que se entrega por mim!
REDE MUNDIAL DE ORAÇÃO DO PAPA Rede Mundial de Oração do Papa (redemundialdeoracaodopapa.pt)
quinta-feira, 1 de abril de 2021
TRÍDUO PASCAL 2021 - TODOS JUNTOS NA ARCA D`ALIANÇA
Prudência e segurança na procura do novo normal! TODOS JUNTOS NA ARCA D´ALIANÇA |
Dia 2 Sexta-feira Santa – Dia de jejum e de abstinência.
Às 9.00 horas, na Igreja – Laudes cantadas.
Às 15.00 horas – Celebração da Paixão do Senhor.
Dia 3 Sábado Santo – Às 9.00 horas, na Igreja – Laudes cantadas.
Dia 4 DOMINGO DA PÁSCOA DA RESSURREIÇÃO DO SENHOR. Eucaristias nas Capelas como aos Domingos;