domingo, 25 de setembro de 2022

Papa consagra adolescentes do ‘Say yes’ a Nossa Senhora

O Padre Tiago Neto que participou no III Congresso Internacional de Catequese em Roma foi entrevistado pelo Diogo Paiva Brandão no Jornal "Voz da Verdade" Convido-te a clicar e ler mais.
Deixo-te aqui algumas passagens.
(...)
"O Papa Francisco dirigiu uma carta aos adolescentes envolvidos no programa ‘Say yes: aprender a dizer Sim’, rumo à JMJ 2023 em Portugal, onde anuncia que os consagrou a Maria. “Para que os guie e ilumine a dizerem sim a Jesus, Sua Santidade o Papa Francisco implora sobre todos o Espírito Santo pela intercessão da Virgem Maria, que é a Senhora do Sim tornando-Se deste modo a Mãe de Deus e dos homens. A Ela consagra os adolescentes ‘say yes’, pedindo-Lhe que os guarde e proteja com a respetiva família e ainda quantos os ajudam na caminhada revelando-se a seus olhos como verdadeiros pais, mestres e testemunhas de piedade eucarística e de santidade de vida. Nunca se esqueçam de rezar pelo Santo Padre. Até Lisboa, se Deus quiser!”, escreveu, em nome do Papa, o substituto da Secretaria de Estado do Vaticano, D. Edgar Penha Parra. "
 (Jornal Voz da verdade)

"Segundo a missiva, que foi divulgada no passado dia 15 de setembro, “o Santo Padre pede-lhes que não esperem pelos meses de julho e agosto de 2023 para treinar, mas vivam os meses que ainda faltam a descobrir e venerar Jesus Cristo em cada um dos membros da própria família, do grupo, da turma... porque todos «subsistem n’Ele»!”, frisa o texto. 

E o Santo Padre pede-lhes que não esperem pelos meses de julho e agosto de 2023 para treinar, mas vivam os meses que ainda faltam a descobrir e venerar Jesus Cristo em cada um dos membros da própria família, do grupo, da turma... porque todos «subsistem n’Ele»! Por vezes poderão ter vontade de Lhe perguntar: «Onde estais, meu Jesus, que não Vos vejo? Nos bons, nos perfeitos, nos amigos... não me custa muito encontrar-Vos; mas nos antipáticos, nos birrentos, nos repugnantes...não consigo: Vós, Jesus, não éreis assim!» Pois bem! O adolescente «say yes» aprende a dizer sim, quando a vontade era dizer não. 

Não é fácil, mas é possível. Santa Teresa de Calcutá levantava-se muito cedo e, diariamente, passava uma hora diante de Jesus no Sacrário, porque, «sem este tempo com Jesus (explicava ela), não consigo reconhecê-Lo nos pobres e miseráveis, descartados e marginalizados, doentes e moribundos que irei encontrar ao longo do dia». Sucede aqui como quando ê preciso procurar um objeto às escuras; primeiro, os olhos têm de se habituar à escuridão. Virá um dia em que veremos Jesus claramente como Ele é; mas, por agora, temos o «Jesus escondido», como gostavam de Lhe chamar os Santos Pastorinhos de Fátima."

Jornal Voz da Verdade Padre Tiago Neto Diretor do Setor da Catequese Patriarcado Lisboa

Sem comentários: