“As funções da comunicação visam conhecer a si mesmo e ao outro, estabelecer relacionamento significativo e estimular mudanças de atitude e de compromisso” (Arnold & Boggs (1989), Stefanelli (1992),
Entendemos portanto que essas funções ao interagirem-se aplicam a diversas situações, pois a comunicação é, antes de mais nada, um acto dinâmico, criativo, um processo entre o emissor e o receptor.
Ladeira (1981), afirma que a comunicação tem poder "expressivo", gera influência, altera comportamentos a partir de transferências simbólicas de ideias e valores.
Parecemos por isso fundamental conhecer a estrutura da comunicação, para se fazer catequese, porque sendo o catequista considerado um emissor. (não em nome próprio, ele tem a Palavra que lhe foi dada. O catequista é fonte de outra Fonte).
O catequizando é o interlocutor (que não é mais apenas um receptor, pois participa activamente)
A Mensagem o conteúdo, o acto de comunicação “pôr em comum uma experiência, um sentir, uma vida”.
O canal é o meio utilizado para passar a Mensagem (meio pedagógico).
A contextualização é o espaço, a situação, todo o meio ambiente envolvente, onde se está inserido;
Identificação dos interlocutores: idade, sexo, cultura, meio familiar...
O contacto o objectivo primordial da comunicação – “o contacto entre o emissor e o interlocutor, e entre os dois e Deus”.
Tudo o que dificulta a boa comunicação, chama-se ruído
O feed-back é aquilo a que chamamos normalmente a reacção do outro, o retorno da comunicação.
Assim temos:
Três actividades em que se compõe o complexo processo de comunicar:
- Receber;
- Processar;
- Transmitir;
Mas para que a comunicação se efectue, é necessário ainda, ter em atenção os seguintes aspectos:
• Fisiológicos; (sentidos visão, audição olfacto, e tacto...)
• Psicológicos (sentimentos valores, atitudes e experiências de vida do ser humano...)
• Contextuais (ambiente todo o meio ambiente, quer meio físico, ou humano)
E ter em atenção que a comunicação é um processo activo, complexo e delicado:
• É necessário criar um clima que favoreça sentimentos de: empatia; respeito; confiança; segurança.
• Usar uma linguagem acessível, tendo em conta os aspectos já referidos, evitar os obstáculos. (ruídos)
Veja este video que ilustra as dificuldades na compreensão da mensagem e divirta-se um pouco!
MP
1 comentário:
Olá. O que venho falar, desta vez, não tem nada a ver com o artigo. Apenas gostaria de pedir que disponibilizassem o RSS fedd para as entradas e para os comentários.
Com o feed reader torna-se mais fácil acompanhar a evolução dos diversos blogues que acompanho.
Enviar um comentário