domingo, 25 de fevereiro de 2024

2024 ANO DA ORAÇÃO

Lembraste quando o Anjo apareceu aos Santos Pastorinhos em 1916 na "Loca do Cabeço" disse-lhes Não temais. Sou o anjo da Paz. ORAI comigo.


Este ano o Papa Francisco anunciou 2024 - ANO DA ORAÇÃO. Rumo ao Jubileu 2025, com o lema “Peregrinos de Esperança” 

 “Um ano intenso de oração, em que os corações se abram para receber a abundância da graça, fazendo do «Pai Nosso» – a oração que Jesus nos ensinou – o programa de vida de todos os seus discípulos.”


lê mais 

sábado, 24 de fevereiro de 2024

A CRUZ INDICA-NOS QUATRO C


 Quaresma é tempo de 4 C que a  CRUZ  indica:

Caminho: os quarenta dias da quaresma, lembram-nos os dias que Jesus passou no deserto, a rezar por nós a Deus Pai todo Poderoso.
Conversão: Porque é o tempo de quem se afastou, voltar à casa do Pai. De “cair em si”, e reconhecer que só na casa do Pai encontramos a dignidade de filhos muito amados.

Coração: Todos sabemos que coração é símbolo do amor, mas amor sem barreiras porque: “A medida do amor é amar sem medida."
Cristo: Jesus Cristo é o centro da Quaresma e o centro da nossa fé. Caminhar com ele, voltar a ele e colocar Nele todo o nosso coração.

sábado, 10 de fevereiro de 2024

6.º Domingo do Tempo Comum 11-02-2024 (Dehonianos)

A liturgia do 6.º Domingo do Tempo Comum (11 de fevereiro) fala-nos de um Deus que ama e abraça, com ternura de pai e de mãe, todos os seus filhos e filhas, particularmente aqueles que os acidentes da vida magoaram e desfiguraram. Ele não exclui ninguém nem aceita que, em seu nome, se inventem sistemas de discriminação ou de marginalização dos irmãos. 
 
A primeira leitura Levítico (13,1-2.44-46) apresenta-nos a legislação veterotestamentária que definia a forma de tratar com os leprosos. Em nome da saúde pública, mas também em nome de Deus e da santidade do Povo de Deus, as leis de Israel determinavam a exclusão do doente de qualquer contacto com a comunidade. O projeto de Deus para o mundo e para os homens passará por uma sociedade que deixa para trás os “diferentes”? 


O Evangelho (Marcos1,40-45) mostra-nos como, em Jesus, Deus desce ao encontro dos seus filhos vítimas da rejeição e da exclusão, compadece-Se da sua miséria, estende-lhes a mão com amor, liberta-os dos seus sofrimentos, convida-os a integrar a comunidade do “Reino”. Deus não pactua com a discriminação e denuncia como contrários aos seus projetos todos os mecanismos de exclusão dos irmãos. 

 A segunda leitura (1 Coríntios 10,31-11,1) convida os cristãos a terem como prioridade a glória de Deus e o serviço dos irmãos. O exemplo supremo deve ser o de Cristo, que viveu na obediência incondicional aos projetos do Pai e fez da sua vida um dom de amor, ao serviço da libertação dos homens.

Quarta-feira de Cinzas - Início da Quaresma 2024


 
Com a bênção e a imposição das CINZAS, iniciamos na próxima quarta-feira (14-02-2022) o tempo Sagrado da Quaresma em preparação à Páscoa

( sabemos que é dia dos namorados mas há tempo para tudo...)



Três Eucaristias e imposição das cinzas às 19h, na Igreja Paroquial, 
As 19h na Capela da Gandarinha 
e ás 19h na  Capela da N S Conceição em Faria.

"Na medida em que esta Quaresma for de conversão, a humanidade extraviada sentirá um abalo de criatividade: o lampejar de uma nova esperança", escreve  Papa, recorda as suas palavras dirigidas aos jovens da JMJ de Lisboa, no verão passado: 
«Procurai e arriscai; sim, procurai e arriscai. Neste momento histórico, os desafios são enormes, os gemidos dolorosos: estamos vivendo uma terceira guerra mundial feita aos pedaços. 
Mas abracemos o risco de pensar que não estamos numa agonia, mas num parto; não no fim, mas no início de um grande espetáculo. E é preciso coragem para pensar assim». 

sexta-feira, 9 de fevereiro de 2024

Folha Paroquial 11-02-2024-VI Domingo Tempo Comum

 PODE LER A FOLHA PAROQUIAL DE 11.DE FEV  CLICANDO AQUI 

OU AQUI

Mensagem Papa Francisco Quaresma 2024


Quero dizer-vos, como aos jovens que encontrei em Lisboa no verão passado: 

«Procurai e arriscai; sim, procurai e arriscai. 

Neste momento histórico, os desafios são enormes, os gemidos dolorosos: estamos a viver uma terceira guerra mundial feita aos pedaços. 

Mas abracemos o risco de pensar que não estamos numa agonia, mas num parto; não no fim, mas no início dum grande espetáculo. E é preciso coragem para pensar assim» 

Lê mais clica mensagem do Papa Francisco Quaresma 2024

caminhada-diocesana-Porto-da-quaresma-a-pa-scoa-2024_