domingo, 21 de junho de 2009

"Vocês ainda não têm fé"

«Por que vocês são tão medrosos? Vocês ainda não têm fé?» Os discípulos ficaram muito cheios de medo e diziam uns aos outros: «Quem é esse homem, a quem até o vento e o mar obedecem?»



Fonte: H20news

quinta-feira, 11 de junho de 2009

Solenidade do Corpo de Deus!

"A Solenidade Litúrgica do Corpo e Sangue de Cristo, conhecida popularmente como "Corpo de Deus", é, de acordo com a lei geral da Igreja, um dos dez dias festivos de preceito.

O dia do Corpo de Deus é uma exultação popular à Eucaristia, sendo manifestada no 60° dia após a Páscoa e forçosamente uma quinta-feira, fazendo assim a união íntima com a Última Ceia de quinta-feira Santa, daí o seu carácter de feriado móvel.

Começou a ser celebrado há mais de sete séculos e meio, em 1246, na cidade belga de Liège, tendo sido alargada à Igreja universal pelo Papa Urbano IV através da bula "Transiturus", em 1264, dotando-a de missa e ofício próprios.

Chegou a Portugal provavelmente nos finais do século XIII e tomou a denominação de Festa de Corpo de Deus, embora o mistério e a festa da Eucaristia seja o Corpo de Cristo.

No princípio do sec. XV, com D. João I, a festa do Corpo de Deus era já celebrada com solene procissão, e actualmente inúmeras Paroquias fazem festa com redobrado fervor, incluindo a procissão."

Na nossa Paróquia celebramos este dia com muita fé e amor, hoje às 17h, Vésperas Cantadas diante do Santissimo solenemente exposto.
Pequena Homília; Procissão Eucaristica, com especial participação das crianças que fizeram a 1ª Comunhão; a Profissão de Fé e os Jovens Crismados deste ano; todos os grupos, associações, irmandades, com os seus estandartes Toda a comunidade paroquial está convidada.

.

domingo, 7 de junho de 2009

Solenidade da Santíssima Trindade

"O Evangelho de hoje contém a fórmula com que nas primitivas comunidades cristãs eram baptizados os cristãos, imersos três vezes na água em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. A obra dos apóstolos consiste em introduzir o Homem todo e todos os Homens na família de Deus. Essa família, a Trindade, está sempre aberta para acolher novos filhos. Pois bem, também nós somos encarregados de levar a salvação a todos os Homens. Estaremos conscientes da missão que nos foi confiada? Desempenhamo-la sozinhos ou em comunidade? E de que forma? "

Fonte:(Diocese de Braga)clique "A Caminho"

.