sábado, 27 de março de 2010

Os jovens perguntam ao Papa...

Jovem:
- "O Evangelho nos diz que Jesus fixou aquele jovem e o amou. Padre santo, que significa ser olhado com amor por Jesus, como podemos também nós fazer esta experiência hoje? Mas é realmente possível viver esta experiência também nesta vida de hoje?

Papa:
Não se pode conhecer uma pessoa do mesmo modo como se estuda matemática, para a matemática a razão é suficiente, mas para conhecer uma pessoa, sobretudo a grande pessoa, Jesus Deus homem, a razão também é necessária, mas, ao mesmo tempo, também o coração. Somente com a abertura do coração unicamente para ele, neste conjunto de conhecer o que disse, o que fez, com o nosso amor, com o nosso ir em direção a ele, podemos aos poucos, sempre mais, conhecê-lo e, assim, também fazer a experiência de ser amados.
Portanto, ouvir a palavra de Jesus, ouvi-la na comunhão da Igreja, na sua grande experiência e responder com a nossa oração, com o nosso colóquio pessoal com Jesus onde lhe dizemos o que não podemos entender, as nossas necessidades, as nossas perguntas. Em um verdadeiro colóquio podemos sempre mais encontrar esta estrada do conhecimento, que se torna amor e, naturalmente, não somente pensar, não somente rezar, também o fazer é uma parte do caminho rumo a Jesus, fazer as coisas boas, empenhar-se pelo próximo.
Existem diferentes caminhos, cada um conhece suas possibilidades na paróquia, na comunidade onde vive, para empenhar-se também com Cristo e pelos outros, pela vitalidade da Igreja, para que a fé seja realmente força formadora do nosso ambiente, do nosso tempo."


Lei mais H2Onews

segunda-feira, 22 de março de 2010

Você sabe o significado do coelhinho da Páscoa?

"Acabei de voltar do supermercado. Nem bem começou a quaresma e já estavam montando montanhas de ovos e coelhos de chocolate. Impossível dizer não para nossas crianças. Todos querem ganhar um coelhinho… nem que seja pequeno.

O que fazer? Sugiro que você nesta páscoa dê coelhos e ovos moderadamente para seus amigos e familiares. Mas não deixe de explicar o significado.

-Desde os tempos mais antigos, antes mesmo do cristianismo, no antigo Egito, o coelho já era visto como símbolo da fertilidade. Os judeus assumiram este símbolo. Porém ele não está na Bíblia. O cristianismo deu novo significado à pascoa judaica.

Agora entendemos páscoa como a celebração da ressurreição de Jesus. Aos poucos a cultura popular foi adotando o coelho como um dos símbolos da ressurreição, pois diz a crença popular que este animal é um dos primeiros que acorda. Ora a ressurreição teria acontecido de madrugada. Coelhos madrugadores seriam as testemunhas do maior milagre da história.

E o ovo? Não é difícil explicar. Além de representar a vida, um novo nascimento, o ovo é símbolo do Cristo que rompe a pedra do sepulcro, assim como a ave precisa romper a casca do ovo para nascer. Nesta páscoa vamos aproveitar o tempo entre uma compra e outra no supermercado para dar catequese para nossas crianças. Depois deixe o seu comentário aqui neste BLOG. FELIZ PÁSCOA! "

IN:Padre Joãozinho, scj