segunda-feira, 31 de agosto de 2009

FACE A FACE


Dia após dia, Senhor da minha vida,
fiquei diante de Ti,
face a face.

De mãos erguidas ficarei diante de Ti,
Senhor do Universo,
face a face.

Neste mundo que é Teu,
No meio do cansaço, da agitação, da luta,
no meio da multidão ruidosa,
hei-de permanecer diante de Ti,
face a face.

E quando a minha missão estiver terminada,
ó Rei dos reis,
sozinho e silencioso, permanecerei para sempre diante de Ti,
face a face.

Frei Ignacio Larrañaga
M

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Ó GRANDEZA ADMIRÁVEL!

“Que o homem todo se espante, que o mundo todo trema,
que o céu exulte, quando sobre o altar, nas mãos do sacerdote,
está Cristo, o Filho de Deus vivo!

Ò grandeza admirável, ó condescendência assombrosa,
ó humildade sublime, ó sublimidade humilde, que o Senhor de todo o universo, Deus e Filho de Deus, se humilhe a ponto de se esconder, para nossa salvação,
nas aparências de um bocado de pão!

Vede irmãos, a humildade de Deus e derramai diante dele os vossos corações;
humilhai-vos também vós para que Ele vos exalte.
Nada de
vós mesmo retenhais para vós,
a fim de que totalmente vos possua Aquele que totalmente a vós se dá”

S. Francisco de Assis

.

Mãe Admirável do Silêncio

Mãe do Silêncio e da Humildade, tu vives perdida e encontrando mar sem fundo do Mistério do Senhor.

Tu és disponibilidade e receptividade.
Tu és fecundidade e plenitude.
Tu és atenção e solicitude pelos irmãos.

Estás revestidas de fortaleza.

Resplandecem em ti a maturidade humana e a elegância espiritual.
És senhora de ti mesma antes de ser nossa Senhora.
Em ti não existe dispersão.

Em um acto de simples e total, tua alma, toda imóvel, está paralisada e identificada com o Senhor.

Estás em Deus, e Deus em ti.
O Mistério total te envolve e te penetra e te possui, ocupa e entrega todo o teu ser.

Parece que em ti tudo ficou parado, tudo se identificou contigo: o tempo, o espaço, a palavra, a música, o silêncio, a mulher, Deus.
Tudo ficou assumido em ti, e divinizado.

Jamais se viu figura humana de tamanha doçura,nem se voltará a ver nesta terra uma mulher tão inefavelmente evocadora.

Entretanto, teu silêncio não é a ausência mas presença.
Estás abismada no Senhor e, ao mesmo tempo, atenta aos irmãos, como em Caná.
A comunicação nunca é tão profunda como quando não se diz nada, e o silêncio nunca é tão eloquente como quando nada se comunica.
Faz-nos compreender que o silêncio não é desinteresse pelos irmãos, mas fonte de energia e de irradiação, não é encolhimento mas projecção.

Faz-nos compreender que, para derramar, é preciso preencher-se.

Afoga-se o mundo no mar da dispersão, e não é possível amar os irmãos com um coração disperso.Faz-nos compreender que o apostolado, sem silêncio, é alienação, e que o silêncio, sem apostolado, é comodidade.

Envolve-nos em teu manto de silêncio e comunica-nos a fortaleza de tua FÉ, a altura de tua Esperança e a profundidade de teu Amor.
Fica com os que ficam e vem com os que partem.

Ó Mãe Admirável do Silêncio!

Frei Inácio Larrañaga.

terça-feira, 25 de agosto de 2009

NINGUÉM TEM MAIOR AMOR...

Jesus ajudamos a ser “a luz do mundo e o sal da terra”(Mt 5,13-14) a cumprir a nossa missão de filhos de Deus.

Jesus ama a cada um de nós, pois cada uma é única, irrepetível, criado à sua imagem e semelhança. Por isso Ele não quer perder nenhuma de suas ovelhas, por mais fraca que seja.
Ele garantiu que há mais alegria no céu por um único pecador que se converta; mais até por causa de noventa e nove justos que já fazem penitência (Lc 15). Porque Ele ama cada um com um amor eterno!

Ele disse que há mais alegria no céu por um único pecador que se converta; mais até por causa de noventa e nove justos que já fazem penitência (Lc 15). Porque Ele ama cada um com um amor eterno!

Jesus que vieste a até nós e nos deste a maior prova de amor que alguém poderia dar – Dar a Vida por nós – para que pudéssemos voltar para a Casa do Pai, onde a felicidade é eterna, Ele precisa agora de cada um para salvar a todos.

“Anunciar o Evangelho não é glória para mim; é uma obrigação que se me impõe. Ai de mim se eu não anunciar o Evangelho! Se o fizesse da minha iniciativa, mereceria recompensa. Se o faço independentemente de minha vontade, é uma obrigação que se me impõe. “(1 Cor 9,16-18).

Quando o Senhor nos envia em seu Nome, seja ao próximo mais próximo, seja aos confins da terra, Ele nos dá a Sua graça; e, mais ainda, a Sua própria Presença.
“Eis que estou convosco todos os dias até a consumação dos séculos” (Mt 28,20)
Não tenhais medo, nem desânimo, pois a obra é Dele, e a batalha lhe pertence, somos apenas os seus discípulos.

DEUS SEJA LOUVADO!
.

domingo, 23 de agosto de 2009

O Essencial é Amar

“Todo o amor semeado cedo ou tarde florirá”
Raul Follereau

Quem não gosta de conjugar o verbo “amar” em todos os tempos e modos tanto na forma activa como na passiva?

É uma palavra que se encontra em todas as bocas, em todos os discursos e livros de psicologia e de poesia. Uma palavra tão antiga como o mundo, mas que conserva a frescura do pão de cada manhã, seremos tanto mais pessoas quanto mais soubermos amar.

A pessoa egoísta é aquela que está voltada para si própria e não para os outros, ela só se interessa por si própria, deseja tudo para si, não sente alegria em dar mas unicamente em receber. Não se vê senão a si própria e tudo julga a partir dos seus interesses.
Feliz toda a pessoa que cresce cada dia no amor, pois todos nós somos participantes na arte de amar.

Os cristãos têm o amor como um mandamento novo “Amai-vos uns aos outros porque o amor vem de Deus” (1 Jo 4, 7) A referencia é Jesus Cristo, o homem que mais amou. E este amor é possível porque o Espírito Santo o foi derramando no nosso coração.

(Urgente Viver – 9º ano)

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

"Cristo sim Igreja não"

Da boca de muitos homens e mulheres do nosso tempo ouvimos frequentemente a afirmação: “Cristo sim Igreja não”. Esta afirmação, assim dita sem mais, manifesta um apreço e simpatia pela mensagem e pessoa de Jesus Cristo e uma recusa da sua Igreja.
Ou seja muitos dos nossos contemporâneos não vêem nem experimentam à relação intrínseca entre Cristo e a Sua Igreja.

Esta postura tem certamente muitas causas e é consequência de muitos mal entendidos. As causas têm a ver frequentemente com os pecados da Igreja, concretizados em tantos dos seus fiéis.
Os mal-entendidos que suportam estas atitudes são fundamentalmente de ordem teológica e concretizam-se numa maneira incorrecta de conceber a Igreja e de se entender no seu seio;
na acentuação excessiva, e tantas vezes exclusiva, da vertente humana, institucional e jurídica da Igreja;
em preconceitos de ordem histórica, etc.

Diga-se, entretanto, que esta afirmação e as consequências que dela derivam são sobretudo reflexo de um modo deficiente de se relacionar com Cristo e com a Sua Igreja.

Outros há, ao invés, que acentuam tanto e tão enfaticamente a importância da Igreja que quase se esquecem do senhorio de Cristo sobre ela. A estes, inclinados ao fanatismo parece que Cristo esta ao serviço da Igreja e não ao inversamente.

Felizmente a maioria dos católicos sabe situar na justa medida a relação de Cristo com a Sua Igreja, reconhecendo que, pelo Baptismo, se incorpora na Igreja de Jesus Cristo e que esta é o novo Povo de Deus, mistério de comunhão, imprescindível sacramento e instrumento de salvação entre os homens.

Fonte: A alegria de Crer SNEC (pag;139)

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

sábado, 15 de agosto de 2009

AVÈ MARIA

Hoje que celebramos a Solenidade da Assunção de Nossa Senhora ao Céu, convido-vos neste fim de tarde a ver..., este vídeo.
Desejo-vos um santo fim de semana!

"Maria Mãe de Jesus e minha mãe! Rogai por nós"

domingo, 9 de agosto de 2009

Fale a Deus de tudo

"Fale a Deus tudo o que vai em seu coração, como quem descarrega para um amigo todas as suas alegrias e dores.

Conte-Lhe seus problemas, para que Ele possa confortá-lo; fale-lhe de suas alegrias, para que Ele possa moderá-las; conte-lhe seus anseios, para que Ele possa purificá-los; fale de suas antipatias, para que Ele o ajude a superá-las; fale de suas tentações, para que Ele possa protegê-lo delas; mostre-lhe as feridas de seu coração, para que Ele possa sará-las; exponha-lhe sua indiferença para com o bem, sua inclinação para o mal, sua instabilidade.

Conte-lhe como o amor por si mesmo torna-o injusto com os outros, como a vaidade o tenta a ser insincero, e como o orgulho mascara o que você é realmente para si mesmo e para os outros.

Se você derramar dessa maneira, perante Ele, todas as suas fraquezas, necessidades e problemas, não haverá falta de assunto para a conversa.

Você nunca conseguirá esgotar o assunto, pois ele está sempre se renovando. As pessoas que não têm segredos umas para as outras nunca ficam sem ter o que conversar. E elas não medem suas palavras, pois não há nada para ser guardado consigo; nem precisam estar a procurar coisas para dizer.

Elas falam do que está cheio o coração; sem parar para ponderar, elas dizem o que pensam. Felizes são aqueles que conseguem atingir esse grau de familiaridade e de profundidade em sua comunhão com Deus."

François Fénelon
(Teólogo Católico Francês, do Séc. XVII)

In: jardim da virtude