quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Acolhimento.

A forma como é feito o acolhimento é muito importante, seja em que situação for, o ser humano, tem necessidade de sentir que a sua presença é bem recebida, sabemos como isso pode ser marcante, quando no 1º dia de (de ...) não se é bem acolhido, e como isso pode desencadear mecanismos de defesa, que perturbam a relação que se pretenda estabelecer.

Já o contrário desencadeia sentimentos entre os intervenientes muito favorável à relação que se pretenda estabelecer.

Em qualquer idade é importante ser-se bem acolhido mas, as crianças e os adolescentes tem necessidades especiais, a falta de atenção sobre as suas necessidades pode causar danos irreversíveis.

O acolhimento em catequese:
- È o 1º tempo de uma catequese, em que procuramos estabelecer as condições ideais para o encontro com Jesus.

Para que o acolhimento resulte, é necessário: saber ver; saber sorrir; saber falar; saber escutar; saber reflectir; saber aceitar; saber estar com; = a “saber amar”.

No acolhimento em catequese devemos distinguir dois tempos:
- O primeiro, é o acolhimento humano, que se traduz pela forma como se recebe as crianças conforme elas vão chegando. Tratando-as pelo nome, dando atenção a cada uma delas, utilizando os saberes referidos, tendo em atenção os seus interesses, anseios, ou receios.
O/A catequista deve ter o cuidado de acolher também os pais, que acompanham as crianças.

O acolhimento deve ser planeada e, enquanto se aguarda a chegada das últimas crianças, aproveitar para ensaiar algum cântico, ou fazer algum jogo.

O acolhimento ambiencial:
O local deve ser agradável, amplo e limpo, outra sala, para o segundo tempo de catequese, que deve ter as qualidades já referidas e ainda, cadeiras ou bancos individuais de acordo com as idades; mesas de trabalho ou tábuas individuais;
Crucifixo, vela, flores, toalha e Bíblia.

Jesus deu-nos muitos o exemplos do acolhimento, como chamou os discípulos para fazerem comunidade com Ele. E de entre eles, estabeleceu doze para estarem com Ele (cf Mc 3, 14). E é com eles que a todos acolhe:
De um modo especial aqueles que, por razões diversas, experimentavam com mais intensidade o drama da marginalização: os pobres e os doentes, as mulheres e as crianças, os publicanos e pecadores.

Por vezes o acolhimento era motivo de escândalo: “Por que come Ele com publicanos e pecadores? Perguntavam os doutores da Lei do partido dos fariseus” (Mc 2, 16; cf Lc 15, 1-2). É que, aos olhos dos puritanos da Lei, o acolhimento até à intimidade de uma refeição em comum, significava implicitamente a aprovação da situação pecaminosa em que viviam os que eram acolhidos. Não seria antes de exigir uma conversão prévia?

Só que, para a verdadeira conversão, é imprescindível a acção da graça: aquela que se transmite pelo acto de acolhimento; a graça com que o pai recebe o filho que andava perdido e se reencontra definitivamente no banquete que o pai mandou preparar (cf Lc 15, 11-32). É o mesmo acolhimento que leva o pequeno Zaqueu a restituir “quatro vezes mais” a quem havia defraudado (cf Lc 19, 1-10).

Bibliografia:
-Chauchard Paul O Acolhimento - Psicofisiologia e Educação D Receptividade
-Diocese-braga. Acolhimento na catequese. (online)
-SDECCIA-Porto-Apontamentos do Curso de Iniciação
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sábado, 11 de outubro de 2008

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Comunicação -1ªparte

“As funções da comunicação visam conhecer a si mesmo e ao outro, estabelecer relacionamento significativo e estimular mudanças de atitude e de compromisso” (Arnold & Boggs (1989), Stefanelli (1992),

Entendemos portanto que essas funções ao interagirem-se aplicam a diversas situações, pois a comunicação é, antes de mais nada, um acto dinâmico, criativo, um processo entre o emissor e o receptor.

Ladeira (1981), afirma que a comunicação tem poder "expressivo", gera influência, altera comportamentos a partir de transferências simbólicas de ideias e valores.

Parecemos por isso fundamental conhecer a estrutura da comunicação, para se fazer catequese, porque sendo o catequista considerado um emissor. (não em nome próprio, ele tem a Palavra que lhe foi dada. O catequista é fonte de outra Fonte).

O catequizando é o interlocutor (que não é mais apenas um receptor, pois participa activamente)

A Mensagem o conteúdo, o acto de comunicação “pôr em comum uma experiência, um sentir, uma vida”.

O canal é o meio utilizado para passar a Mensagem (meio pedagógico).

A contextualização é o espaço, a situação, todo o meio ambiente envolvente, onde se está inserido;
Identificação dos interlocutores: idade, sexo, cultura, meio familiar...


O contacto o objectivo primordial da comunicação – “o contacto entre o emissor e o interlocutor, e entre os dois e Deus”.

Tudo o que dificulta a boa comunicação, chama-se ruído

O feed-back é aquilo a que chamamos normalmente a reacção do outro, o retorno da comunicação.

Assim temos:
Três actividades em que se compõe o complexo processo de comunicar:
- Receber;
- Processar;
- Transmitir;

Mas para que a comunicação se efectue, é necessário ainda, ter em atenção os seguintes aspectos:

Fisiológicos; (sentidos visão, audição olfacto, e tacto...)
• Psicológicos (sentimentos valores, atitudes e experiências de vida do ser humano...)
• Contextuais (ambiente todo o meio ambiente, quer meio físico, ou humano)

E ter em atenção que a comunicação é um processo activo, complexo e delicado:
• É necessário criar um clima que favoreça sentimentos de: empatia; respeito; confiança; segurança.
Usar uma linguagem acessível, tendo em conta os aspectos já referidos, evitar os obstáculos. (ruídos)

Veja este video que ilustra as dificuldades na compreensão da mensagem e divirta-se um pouco!

MP