sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Coordenação da Catequese

Sabemos que Jesus Cristo não quis assumir a sua missão sozinho. Fez-se cercar do grupo dos doze (Mc 3,13). Com eles vai criando a sua comunidade. Os Evangelhos mostram-nos que várias atitudes de Jesus caracterizam-se por um amor cordial e concreto pelas pessoas. Vejamos algumas situações:

a) Jesus conhece as pessoas e as aceita como são. Parte daquilo que são os discípulos, e não daquilo que deveriam ser para conduzir cada um a um crescimento cada vez mais profundo (Jo 20, 27; Lc 22, 61; Lc 24, 13-35).

b) Jesus exerce sua autoridade com caridade. É aquele que serve ( Jo 13, 1-20). “Eu não vim para ser servido, mas para servir” (Mc 10, 45). Para Jesus, todos têm uma caminhada a fazer, uma conversação a realizar, uma esperança a construir. A grande norma do grupo é o mandamento do amor.

c) Jesus situa-se dentro da comunidade e a dirige com amor. A presença de Jesus é viva no meio da comunidade. Ensina a partilhar e ser solidário em tudo (Jo 6, 1-15).

d) Jesus fala da necessidade de sua paixão e convida seus discípulos a partilhar sua Cruz, vivida e assumida na fé e na esperança, porque passando por ela constrói-se o Reino (Lc 9, 22-26).

e) Jesus criou uma comunidade para a Missão. A comunidade é um caminho de crescente fraternidade e abertura para a missão. O apóstolo Paulo nos alerta (Rm 10, 9-21) para que tenhamos os mesmos sentimentos de Jesus Cristo. Isto é, que a nossa missão de coordenadores não seja uma forma de vanglória e nem um fardo nos ombros dos outros, mas que seja uma continuidade da missão de Jesus Cristo na edificação do Reino.


Fonte: http://www.catequisar.com.br/

Leia tudo aqui

sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Experiência Humana

Semanalmente preparamos a catequese, procuramos fazer o nosso melhor, mas será que estamos no caminho certo? Não será importante repensar os nossos métodos?...

Temos indicado aqui, vários sítios na net credíveis, que nos podem ajudar a reflectir e quem sabe a mudar...
Hoje o tema é "experiência humana", deixo um cheirinho de um excelente artigo.
Vamos ser curiosos...


"O primeiro passo para uma catequese bem dada, depois do acolhimento, é a experiência humana. É verdade. Mas como a fazemos?
Um faz de conta? Ouvimos efectivamente as crianças, no seu mundo concreto e com as experiências vividas? Damos importância a isso, ou estamos a brincar ao faz de conta?! Já se lembraram que, muitas vezes, as crianças não ouvem o catequista, porque este não os ouve primeiro a eles?

Não deixe de ler o artigo completo aqui

Fonte: Partilhar.

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Reunião Geral de Catequistas


No dia 15 de Setembro reunião geral de catequistas,pelas 21h no Centro Cultural de Nossa Senhora da Conceição